Procurar
Close this search box.

Entrevista a André Rodrigues da Silva, Arquiteto no Architect Your Home Portugal

O Architect Your Home Portugal (AYH) é um serviço de consultoria que ganhou outra dimensão devido à Covid-19. Nos tempos atuais tem sido mais difícil estar no mesmo espaço físico que o arquiteto que está a reformular/recuperar/decorar a nossa casa. O projeto online visa desbloquear todo o tipo de situações que podem ou poderão vir a existir, sem a necessidade de presença física no mesmo espaço de cliente e arquiteto. É isso mesmo que explica André Rodrigues da Silva, Arquiteto e Sócio do Architect Your Home Portugal, em entrevista exclusiva à Novoperfil.

Fale-me um pouco deste projeto – Consultoria Online Architect Your Home (AYH) – e como surgiu a ideia?

A ideia de reforçar os nossos serviços online surgiu de uma necessidade prática. A nossa metodologia base de trabalho pressupõe um grande contacto inicial com os clientes.

Ora neste momento isto afigura-se de difícil implementação pelo que tivemos de começar logo a pensar em soluções que minimizassem esse impacto. Uma vez que já realizávamos este tipo de consultorias com clientes estrangeiros, há mais de 8 anos, começámos a sistematizar o processo de modo a ser amplamente replicável. Durante esta preparação surgiu-nos a ideia de criar uma nova consultoria Expresso DYI como forma de dar resposta a situações mais pontuais, dando por exemplo ideias para renovar espaços de trabalho em casa ou apoiando na escolha de mobiliário, cores e papéis de parede, procurando dar ideias para melhorar a vivência dos espaços.

Quais as vantagens do mesmo e qual o feedback que tem tido até ao momento? Há mais procura, por exemplo, agora, por causa desta situação da Covid-19?
Sim, tem existido mais procura pelos nossos serviços nestes moldes. Desde o início da quarentena a maioria dos nossos serviços têm sido prestados à distância, recorrendo maioritariamente à videoconferência com um feedback positivo. Do que nos temos apercebido, verificamos também que as pessoas estão mais conscientes do que pretendem alterar, talvez devido ao facto de passarem cada vez mais tempo dentro de portas.

A grande vantagem prende-se principalmente com o facto de não serem necessárias deslocações com o consequente alargamento da área geográfica de atuação sem custo acrescido para o cliente.

Como funciona a experiência do utilizador?
Em termos de trabalho a consultoria é feita nos dois seguintes formatos:

O do procedimento da Consultoria Inicial de Meio Dia ou de Dia Inteiro, que consiste numa experiência interativa, feita através de videoconferência e em estreita colaboração entre arquiteto e cliente. Esta inicia-se com uma primeira conversa, para que o cliente possa explicar ao arquiteto as suas ideias, expectativas e necessidades, o que pretende fazer em sua casa. Posteriormente várias soluções vão ser desenhadas, trabalhando o arquiteto em conjunto com o cliente para encontrar uma proposta que responda a todas as questões levantadas. Estes primeiros esboços irão formar a ideia base do projeto, recebendo o cliente um relatório contendo a informação discutida. Juntamente com o relatório o arquiteto irá indicar quais os passos seguintes necessários para levar o projeto e obra por diante.

Ou através da consultoria Expresso DYI que tem como base uma conversa rápida e objetiva entre cliente e arquiteto ou decorador, onde é dado aconselhamento on-line sobre como o cliente poderá resolver pequenas questões existentes em sua casa. Esta consultoria inclui a montagem de uma página de inspiração para o projeto em causa num Pinterest Board ou o acesso a informações sobre as dúvidas colocadas, como p.e. soluções de isolamento térmico ou aconselhamento técnico sobre materiais de construção.

Dê-me exemplos de projetos mais recentes ou mais importantes?
Temos em curso projetos em vários setores que vão desde a conversão em hotel de dois edifícios senhoriais no Alentejo – Serpa e Moura, uma adega e enoturismo em Portalegre e vários projetos na área da habitação plurifamiliar na zona da linha de Lisboa – Cascais, quer reabilitação de edifícios quer construção nova.

AYH-Apartment

Qual é, especificamente, a vossa intervenção a nível de projeto: que tipo de aconselhamento técnico dão em cada projeto? Fazem-no em divisões apenas ou pode abranger também todo o edifício?
A nossa intervenção dependerá apenas das necessidades dos clientes. Trabalhando a todas as escalas. O sistema Architect Your Home é flexível oferecendo serviços de arquitetura, decoração de interiores e acompanhamento de obra – um leque abrangente para todas as fases de projeto. Os nossos arquitetos e designers de interiores são experientes, sendo capazes de trabalhar num amplo e diverso leque de design e estilos. Transformámos o sistema convencional de uma adjudicação única num sistema inovador de menu de serviços que podem ser contratados à medida das necessidades de cada cliente – desde a conceção até ao mobiliário e entrega de casa pronta a usar, podendo o cliente escolher os itens do nosso menu de serviços que pretende que o arquiteto desenvolva ou o projeto completo (chave-na-mão).

Por exemplo, no que respeita à eficiência energética, conforto térmico, são pontos que podem estar incluídos na consultoria?
Durante a consultoria podemos e damos soluções para a melhoria do conforto térmico e desempenho energético no seu todo. No entanto, por vezes será necessário desenvolver mais o serviço com um estudo específico de modo quantificar essa melhoria.

Após a conclusão da consultoria, os clientes realmente prosseguem com a implementação do projeto? Acompanham também essa fase ou desconhecem totalmente esse desfecho?
Regra geral acompanhamos os clientes em mais fases, sendo que a maioria dos clientes implementam as ideias do relatório de consultoria, ou a solo, nas situações mais simples, ou com um acompanhamento mais próximo da nossa parte.

Que perfil de cliente procura o Architect Your Home Portugal?
Sei que também trabalham para outros países. Fale-me um pouco da expansão além-fronteiras do projeto?
Temos um perfil de cliente muito heterogéneo, talvez maioritariamente internacional e que variam desde o cliente particular, que apenas necessita de apoio na renovação de algumas divisões da sua casa até ao cliente investidor que pretende reabilitar um edifício inteiro. Talvez seja porque prestamos um tipo de serviço flexível e adaptável às necessidades de cada um.
Já desenvolvemos projetos noutros países, como por exemplo o Reino Unido, a Jordânia e Angola, com bons resultados, mas o nosso foco continua no reforço do mercado nacional.

Tendo em conta esta nova realidade – Covid-19 -, considera que este serviço ganha novos contornos em termos de potencial? Com ou sem pandemia é um serviço que faz cada vez mais sentido, na sua opinião?
Sim, é um serviço que já utilizávamos principalmente com os nossos clientes internacionais e que faz cada vez mais sentido, uma vez que retira barreiras, e permite-nos prestar um serviço mais abrangente e, por vezes, mais célere em termos territoriais.

Que melhorias tencionam adicionar ao serviço para futuro?
Estamos sempre a melhorar os nossos procedimentos com base no feedback de toda a equipa de arquitetos e designers, bem como dos clientes, pelo que algumas mudanças poderão passar pela utilização de equipamentos que nos permitam continuar a desenhar e a desenvolver as ideias do projeto com o cliente em direto.

Como funciona?
O processo de trabalho para as consultorias iniciais é o seguinte:

Consultorias de Meio Dia ou Dia Inteiro

    • Step 1 – Skype/WhattsApp/FaceTime – Conversa inicial entre arquitetos e cliente para falar sobre o que se pretende fazer;
    • Step 2 – O cliente deve realizar uma pequena apresentação/briefing do que pretende fazer. Para dar informação e facilitar o trabalho do cliente o AYH fornece um guião para preenchimento com informações sobre a sua casa;
    • Step 3 – Filmar os desenhos para explicar o porquê das escolhas;
    • Step 4 – O AYH emite um relatório final com as melhores soluções para o cliente.

Consultoria online ou Consultoria DYI

    • Step 1 – Uma hora de conversa com cliente com aconselhamento sobre as questões levantadas;
    • Step 2 – Criação de um quadro personalizado no Pinterest com ideias para as questões.
Texto e fotos:
Novo Perfil