O Porto Office Park, projetado pela Broadway Malyan para o Grupo Violas Ferreira, foi distinguido como Melhor Empreendimento de Escritórios do ano no âmbito dos Prémios do Imobiliário, iniciativa promovida pelo Expresso e SIC Noticias.

De arquitetura arrojada, o empreendimento, com dois edifícios simétricos envolvidos por um parque urbano, estabelece uma nova referência no mercado de escritórios na cidade do Porto e já atraiu um leque de ocupantes de alto perfil, abrangendo desde as áreas financeira e de advocacia às tecnologias informáticas, algumas delas ocupando mais de dois pisos.

Stuart Rough, Chairman da Broadway Malyan, que está sedeado no atelier de Lisboa, sublinha que este empreendimento não só integra as mais importantes tendências de escritórios, tais como as questões de sustentabilidade e bem-estar, como reflete a crescente confiança no mercado nacional de escritórios.

Assistimos a um investimento crescente no mercado de escritórios em Portugal, com o país a afirmar-se como um destino empresarial de crescente interesse para cada vez mais empresas internacionais, atraídas pela sua capacidade tecnológica, força de trabalho altamente qualificada e pela qualidade de vida fantástica”, diz Stuart Rough.

“O Porto está no centro deste renascimento do mercado de escritórios e é fantástico trabalhar com um cliente que partilha a nossa visão para criarmos um marco arquitetónico que equipará a cidade com instalações de primeira classe e ajudará a atrair mais investimento”.

Os dois edifícios de escritórios simétricos constituem o empreendimento têm nove pisos acima do solo cada, e três pisos em cave de estacionamento, entre eles oferecendo um total de 31.086 m2 de área. Para criar o máximo de flexibilidade, todos os pisos concentram todas as necessidades técnicas e espaços comuns (como instalações sanitárias, escadas e elevadores) num núcleo central, libertando o restante perímetro de obstáculos, o que permite a cada ocupante ajustar o espaço às suas necessidades.

A sustentabilidade foi um aspeto importante do processo de design e construção e os edifícios são revestidos com uma fachada modular de vidro e alumínio construída externamente, permitindo um processo de construção mais eficiente e um desempenho técnico notável.

 

A fachada foi construída em módulos de dois pisos, com 8,4 m de altura, criando um ritmo vertical de linhas de textura escura que reinterpretam o granito usado para construir muitos dos primeiros edifícios do Porto.

O icónico design da fachada, com lâminas verticiais escuras, não só tem uma importante função de sombreamento, como confere aos edifícios uma silhueta memorável, identificável na cidade e que contribuiu decisivamente para o sucesso comercial do empreendimento. Os edifícios ganham uma aparência mutável ao longo do dia, com as lâminas a variarem de tom à medida que o sol se move no céu do Porto.

A integração do interior e do exterior e a criação de uma identidade forte, foram fatores dominantes na idealização do projeto com os edifícios de escritórios concebidos para se integrarem harmoniosamente com o novo espaço verde urbano de 15.000m². A presença de paredes verdes nas áreas do átrio e acabamentos em pedra, reforçam os aspetos naturais do projeto e aumentam a sensação geral de bem-estar dentro dos edifícios.

A segunda fase do projeto, que recebeu recentemente autorização camarária, será para um terceiro edifício que complementará a oferta com instalações de lazer e desporto. O novo edifício teve em conta a complementaridade e funções, e uma componente de lifestyle, fundamental no conceito contemporâneo e inovador do complexo de escritórios. Este edifício incluirá um restaurante, um ginásio e vestiários para os três campos de padel no exterior, enquanto uma esplanada oferecerá um espaço adicional para lazer.

Events during COVID-19

We are traversing some uncertain times, changing the day to day functioning of many businesses. This is no different for our Chamber of Commerce, however, we are adapting to a new reality and the challenges that they bring.

Our Chamber will continue to organise webinars and events on a virtual platform, allowing members to continue to meet and network and share knowledge and ideas.

Stay tuned in to our events by making sure that your email is on our mailing list!

Estamos a atravessar tempos incrivelmente incertos com o modo de funcionamento do dia a dia de muitas empresas a mudar. Para a nossa Câmara de Comércio a situação não é diferente, estamos a adaptar-nos a uma nova realidade com os desafios inerentes.

Contudo a Câmara de Comércio Luso-Britânica vai manter a organização de eventos, agora num ambiente virtual, onde os associados podem continuar a reunir-se para ter acesso a informações úties assim como trocar ideias e experiências.

Mantenha-se informado(a) e não perca a oportunidade de participar, adicione o seu email à nossa mailing list.