Procurar
Close this search box.

Saldos para os ingleses todo o ano, sem mexer na margem do comerciante

Sim, é possível, com as vendas Tax Free.

Os ingleses são há muito os turistas que mais nos visitam, mas foi com o Brexit que eles se tornaram ainda mais valiosos para o nosso país.

E os comerciantes têm uma grande oportunidade por explorar e podem ficar com a grande fatia desse valor acrescentado.

É que desde 2021, além da tradicional procura de “Praia, Sol & Golfe”, os ingleses tornaram-se também turistas de compras. Com o Brexit, os ingleses passaram a beneficiar das compras Tax Free que lhes permite recuperar o IVA das compras que efetuarem em Portugal. Os comerciantes podem, assim, oferecer descontos o ano inteiro sem mexer na sua margem.

E porque é que isto é importante?

De uma forma geral, os preços em Portugal são 5 a 10% mais baixos que em Inglaterra o que, a somar ao desconto por via do reembolso do IVA, torna o nosso país um destino de compras altamente competitivo face a outros destinos europeus.

Para termos uma noção da importância do Tax Free para vender mais e alavancar as vendas dos comerciantes, segundo dados da SIBS, o valor médio de compra em “Moda e Acessórios” feita pelos clientes ingleses, em 2021, foi de 76€ enquanto que, segundo dados da Global Blue, no mesmo sector e período, o valor médio de compra Tax Free foi de 377€, portanto, 5x superior.

Façamos agora outro cálculo também abstrato. Sabendo que em 2019 nos visitaram cerca de 2,1 milhões de turistas ingleses, será fácil o exercício de calcular o potencial para a economia regional e nacional. São mais uns milhões largos de euros que podem entrar nas caixas registadoras dos comerciantes.

Importante a reter

Perante estes factos, a nossa primeira missão deve ser a de passarmos a mensagem a todos os comerciantes e turistas ingleses que fazem parte das nacionalidades contempladas por este benefício e incentivo à compra desde a saída do Reino Unido da União Europeia.

Depois é necessário vincarmos a dimensão das vantagens para os comerciantes e de como podem beneficiar do facto dos ingleses poderem ter um desconto por via do reembolso do IVA.

É um bom incentivo para aqueles turistas e um argumento de venda do comerciante para que aqueles clientes gastem um pouco mais nas suas lojas e que pode representar um incremento de 20% nas vendas (em up-selling e cross-selling).

Quanto aos comerciantes, não têm de se preocupar com nada. O funcionamento do sistema Tax Free é simples, digital e online. A Global Blue, empresa líder mundial especializada em Tax Free, entra em campo para apoiar os comerciantes a maximizarem esta oportunidade de negócio, sem qualquer custo associado, e para gerir o reembolso do IVA a esses turistas.

O software de emissão Tax Free da Global Blue em Portugal é dos mais avançados da Europa e permite que os turistas extra comunitários, nos quais os ingleses se incluem, possam usufruir do reembolso do IVA de forma totalmente digital e gerido a partir do seu smartphone ou, em alternativa, obter o reembolso em dinheiro em qualquer um dos aeroportos em Portugal.

Além disso, a Global Blue fez um acordo com a SIBS/Multibanco e com a Reduniq para permitir a utilização da aplicação Tax Free da Global Blue em toda a gama de SmartPOS disponibilizada aos comerciantes em Portugal. As instituições financeiras parceiras da SIBS passam, assim, a integrar a aplicação Tax Free nos terminais Android de última geração e, desta forma, a oferecer um serviço de valor acrescentado aos clientes comerciantes.

Para o comerciante, este acordo permite que passe a ter acesso a partir de um único terminal a múltiplos serviços além dos serviços tradicionais associados a pagamentos.

Para terminar, sublinho a importância de sabermos aproveitar o potencial que os turistas ingleses representam para o desenvolvimento do comércio nacional e que podem contar com a Global Blue para maximizar essa oportunidade.

Renato Leite
Managing Director da Global Blue em Portugal