Procurar
Close this search box.

Cuatrecasas Acelera lança a 7.ª edição com foco em Portugal, Espanha e América Latina

  • A aceleradora de startups Cuatrecasas avança na internacionalização para captar mais candidaturas em Portugal e países da América Latina, para além de Espanha;
  •  Entre as participantes da Cuatrecasas Acelera serão selecionadas seis que sejam legaltech ou startups que tenham como objetivo resolver um desafio jurídico relevante derivado do seu próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas;
  • O período de inscrição para participar na Cuatrecasas Acelera permanecerá aberto de 31 de maio a 10 de julho;
  • O Cuatrecasas Fast Track vai permitir, pela primeira vez, a receção de forma permanente de candidaturas ao programa de inovação.
Lancamento Cuatrecasas Acelera
Da esquerda para a direita: Daniel Mandel, BD Manager da Bia Power, e David Campos, CEO da Match Trial, ambas startups vencedoras da 6.ª edição da Cuatrecasas Acelera

A Cuatrecasas Acelera, programa de aceleração de startups focadas em desafios jurídicos, que a Cuatrecasas promove desde 2016, lança a sua 7.ª edição, prevendo pela primeira vez a mentoria da parte de advogados portugueses, para além de continuar a estender o programa ao ecossistema empreendedor da América Latina e de Espanha. O objetivo é consolidar o processo de internacionalização. Esta é uma oportunidade única para dar a conhecer, a um nível internacional, o atual panorama das empresas emergentes. “A Cuatrecasas Acelera está plenamente alinhada com a estratégia da firma, razão pela qual continuamos a internacionalizar o programa e a colocar o foco geográfico na América Latina e em Portugal, além de Espanha”, afirma Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.

O período de inscrição para participar na nova edição da Cuatrecasas Acelera permanecerá aberto desde hoje, 31 de maio, até 10 de julho próximo. As startups que participem obterão apoio jurídico de todas as áreas de prática e de negócio da Cuatrecasas durante quatro meses, assim como acesso a clientes e a financiamento para o desenvolvimento dos projetos. Em paralelo, é lançada pela primeira vez uma convocatória aberta de forma permanente para incorporação de novos projetos no Cuatrecasas Fast Track, o programa que tem como objetivo testar tecnologia de scaleups internacionais e desenvolver provas-piloto que tenham relação com os desafios jurídicos colocados pelo mercado.

Entre as participantes, a Cuatrecasas Acelera vai selecionar seis que podem ser legaltech ou startups que tenham como objetivo resolver um desafio jurídico relevante derivado do seu próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas relacionadas com o metaverso, data, inteligência artificial e blockchain. Concretamente, esta edição vai colocar o foco em soluções legaltech inovadoras, em projetos fintech que operem em nichos de mercado como cripto, distribuição financeira, pagamentos e dinheiro eletrónico; projetos healthtech relacionados com genomics, drug R+D, diagnostics e health apps; energy que estejam relacionados com as subáreas das energias renováveis, armazenamento e consumo; e insurtech de B2B, casa, distribuição e auto.

Nesta 7.ª convocatória, colaboradores da Cuatrecasas, com percursos reconhecidos em áreas diversas do direito e dos negócios, especialistas nas jurisdições e sectores do ecossistema empreendedor de Espanha, América Latina e Portugal, juntam-se à equipa de mentores da Cuatrecasas Acelera para prestar uma assessoria abrangente, individualizada e adaptada a cada projeto.

 

Cuatrecasas Fast Track

Após quatro edições do Cuatrecasas Fast Track, nas quais participaram sete startups, lança-se uma nova convocatória que permanecerá aberta para que as melhores scaleups internacionais se possam inscrever durante todo o ano para projetar, cocriar e desenvolver pilotos em conjunto com a Cuatrecasas. “A tecnologia e as soluções legaltech estão a amadurecer e a crescer a nível mundial. Durante meses recebemos propostas muito interessantes que não pudemos aceitar. Porém, não queremos perder nenhuma solução legaltech e para isso devemos estar dispostos a escutar e trabalhar com startups durante todo o ano”, afirma Alba Molina, Innovation Project Manager da Cuatrecasas.

Lancamento Cuatrecasas Acelera
Da esquerda para a direita: Rafael Fontana (presidente da Cuatrecasas), David Campos (CEO da Match Trial, startup vencedora da 6.ª edição da Cuatrecasas Acelera), Alba Molina (Innovation Project Manager da Cuatrecasas), Daniel Mandel (BD Manager da Bia Power, startup vencedora da 6ª edição da Cuatrecasas Acelera), Marta Guix (Innovation Project Manager da Cuatrecasas) e Francesc Muñoz (CIO da Cuatrecasas).

A Cuatrecasas Acelera considerará todas as candidaturas que respondam a alguns dos seguintes quatro desafios: maximizar o conhecimento coletivo dentro da Cuatrecasas; fomentar a produtividade e eficiência no sector jurídico através de sistemas de automatização; criar contratos inteligentes que tenham aplicação aos negócios mediante o uso da tecnologia blockchain; e desenvolver soluções que permitam a digitalização da relação e melhoria da colaboração com o cliente para fomentar o costumer engagement.

Os interessados em ambos os programas poderão conhecer mais pormenores no “Information Day”, que decorrerá a 16 de junho próximo, pelas 15h00 WEST, em formato virtual. No final da chamada de ambos os programas, a comissão avaliadora desta edição estudará todos os projetos e entrará em contacto com as startups que farão parte da short list da Cuatrecasas Acelera. Em setembro, serão anunciados os nomes das seis startups selecionadas para o programa.

Formulários de inscrição:

Cuatrecasas Acelera: https://acelera.cuatrecasas.com/programa-aceleracion/

Cuatrecasas Fast Track: https://acelera.cuatrecasas.com/programa-fastrack/