Cushman & Wakefield nomeia dois novos partners europeus

A Cushman & Wakefield anunciou a promoção de Marta Esteves Costa e de Matthew Smith a Partners da consultora.

Marta Esteves Costa é licenciada em Economia pelo ISCTE e tem uma pós-graduação em Finanças pelo INDEG/ISCTE. Desenvolveu nos últimos 15 anos a sua atividade profissional no mercado imobiliário comercial, estando desde 2005 na Cushman & Wakefield como Diretora de Research & Consultoria. Tem uma vasta experiência de liderança de equipas, tendo montado entre 2015 e 2017 a equipa de Research da Cushman & Wakefield em Espanha. É ainda membro efetivo do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) desde 2009.

Por sua vez, Matthew Smith Matthew Smith é licenciado em Engenharia Civil pela University of South Wales no Reino Unido. Desenvolveu nos últimos 23 anos a sua atividade profissional na área de construção e gestão de projeto, bem como no mercado imobiliário comercial. Ingressou na Cushman & Wakefield em 2006 como diretor da área de Gestão de Projetos. Tem gerido o crescimento do departamento, que conta atualmente com uma equipa de 12 profissionais e fornece uma gama completa de serviços de consultoria, tais como arquitetura, workplace strategy, technical due diligence, gestão de projeto e fiscalização e coordenação de segurança em obra.

Segundo Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield em Portugal, “Estas promoções representam um reconhecimento pessoal importante destes nossos colaboradores – pela sua dedicação à firma e aos clientes, pelo seu estatuto no mercado, e pela sua capacidade de gerar negócio. A ambos foi reconhecido o contributo muito importante ao longo de mais de 12 anos ao serviço da empresa. As nomeações demonstram também a maturidade do escritório de Lisboa e a confiança internacional na operação de Portugal”.

Atualmente, o escritório de Lisboa da Cushman & Wakefield conta com mais de 90 colaboradores, dos quais 10 Partners – Eric van Leuven, André Navarro (Gestão de Centros Comerciais), Bruno Silva (Gestão de Imóveis), Carlos Oliveira (Escritórios), David Lopes (Capital Markets), Marta Esteves Costa (Research), Matthew Smith (Gestão de Projetos), Paulo Sarmento (Capital Markets), Ricardo Reis (Avaliação & Advisory) e Sandra Campos (Retalho).

Sobre a Cushman & Wakefield
A Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) é uma consultora líder global em serviços imobiliários que cria valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 51.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 70 países. Em 2018, a consultora registou uma faturação de 8,2 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt

The Next Step

Today marks the beginning of a new, dynamic chapter in PLMJ’s story, with a new head office in Lisbon at Avenida Fontes Pereira de Melo, and a new visual identity, which we are now proud to reveal.

The new brand reflects who we are, a law firm that thrives on change and combines a multi-practice service with our bespoke legal craftsmanship.

We maintain the same integrity, audacity and open-mindedness needed to be indispensable team mates in lives and businesses of our customers and partners.

We cannot hide our enthusiasm for this new phase, in which we will continue to strengthen the cooperation between our more than 400 people in Portugal and in various strategic locations around the world.

Thank you for being part of our future.

WE ARE PLMJ

Savills

Savills Portugal Responsável Pelo Projeto De Expansão Dos Escritórios Da Auto Europe Em Lisboa

A Savills Portugal é a responsável pelo projeto de expansão dos escritórios da Auto Europe na Torre II das Laranjeiras, em Lisboa. Os escritórios já contavam com 570m² aos quais acrescem agora mais 250m², cujo projeto chave na mão ficou a cargo da consultora imobiliária.

O objetivo partilhado pela Auto Europe passava pela ampliação dos seus escritórios que já não davam resposta às necessidades da empresa. Com esta ampliação revelou-se agora necessário projetar um espaço que fosse ao encontro das necessidades da empresa de aluguer de automóveis em Portugal.

“São excelentes novidades da Auto Europe e um sinal de que estão em crescimento. Da nossa parte, é com prazer que voltamos a trabalhar em conjunto no sentido de ampliarmos e melhorarmos ainda mais as suas instalações num edifício impar no mercado de escritórios em Lisboa.”, afirmam os Arquitetos da Savills, responsáveis pelo projeto e obra, Alexandre Coelho e João Gomes.

Em Portugal desde o final de 2016, a Auto Europe instalou-se no último piso da Torre II das Laranjeiras pela mão da Savills e da CBRE. Agora com a ampliação dos escritórios confirma-se o sucesso desta organização e a sua intenção em continuar a crescer no nosso país.

A Auto Europe é uma empresa norte americana de aluguer automóvel nascida em 1954, com escritórios em Lisboa, Munique, Portland Main e Sydney. Encontra-se em cerca de 180 países dos cinco continentes. Colabora com empresas de aluguer internacionais tais como a Avis, a Budget, a Europcar, a Hertz assim como um grande número de empresas nacionais e regionais.

Para mais informações: www.autoeuropa.pt

Sobre a Savills Portugal

Somos um dos principais líderes mundiais em consultoria imobiliária com uma rede internacional que conta com mais de 35.000 profissionais. Com um total de 600 escritórios, temos uma presença significativa na Europa, Ásia Pacifico, África, América e Médio Oriente.
Em Portugal desde Janeiro de 2018 pela aquisição da Aguirre Newman, prestamos assessoria a clientes de renome nacional e internacional. O forte conhecimento do mercado global e local e a nossa experiência em transações, consultoria, gestão de ativos imobiliários e arquitetura, permite-nos oferecer um aconselhamento consistente e detalhado, identificando as vantagens competitivas de cada imóvel, de modo a permitir aos nossos clientes uma tomada de decisão mais consciente.
Ao longo da nossa história e experiência acumulada temos visto comprovada a nossa força através do reconhecimento dos nossos clientes e de várias entidades de renome como o prémio de Melhor Consultora Imobiliária em Portugal pelo Jornal Construir – Aguirre Newman; Os Building Excellence Awards, The Props e UK Business Superbrands em Londres – Savills Plc., pela Estate Gazette Awards, LABC.
E com o prémio de melhor consultora imobiliária em Espanha pela revista inglesa EuroMoney – Aguirre Newman.
A Savills vê reconhecida a força e o talento da sua equipa, ao ser primeira empresa em Portugal com profissionais certificados em BREEAM AP e em WELL AP.

VILA VITA Parc announces A-List Line-up for the biennial Fine Wines & Food Fair (5-13 May 2019)

The Algarve’s most prestigious resort, VILA VITA Parc Resort & Spa, will host some of the world’s best culinary stars this spring during the VILA VITA Fine Wines & Food Fair. The celebration of gastronomy takes place every two years at the luxury property, located in a picturesque clifftop setting on the enchanted Algarve coast. This year’s event will take place over nine days from 5-13 May and will include a programme of inspiring gastronomic experiences, with a series of exclusive themed dinners with VILA VITA Parc’s own culinary mastermind from Ocean restaurant, Hans Neuner, cooking alongside an impressive line-up of international chef talent and top winemakers and gourmet producers.

This year’s list of international guest chefs includes:

  • Andreas Caminada*** from Schauenstein Schloss Restaurant Hotel in Fürstenau, Switzerland
  • Christian Bau*** from Victor’s Fine Dining in Saarland, Germany
  • Jacob-Jan Boerma*** from De Leest in The Netherlands
  • Jan Hartwig*** from Atelier in Munich, Germany
  • Dieter Koschina** from Vila Joya, in the Algarve, Portugal
  • Karlheinz Hauser** from Restaurant Seven Seas in Hamburg, Germany
  • Konstantin Filippou** from Restaurant Konstantin Filippou, in Vienna, Austria
  • Oscar Velasco** from Restaurant Santceloni in Madrid, Spain
  • Thomas Allan** from The Modern in New York, US
  • Delfo Schiaffino* from Gusto by Heinz Beck, Portugal
  • Fritz Helfesrieder* from Gasthof zum Storchen in Bad Krozingen, Germany
  • Álvaro Garrido* from Restaurant Mina, Bilbao, Spain
  • João Oliveira* from Vista Restaurant, in the Algarve, Portugal
  • Jochen Helfesrieder* from Gasthof zum Storchen in Bad Krozingen, Germany
  • Martin Fauster* from Munich, Germany
  • Nigel Haworth* from Northcote in Lancashire, UK
  • Philippe Vanheule* from Hof Ter Eycken in Ninove, Belgium
  • Roberto Carturan* from Ristorante Alfredo in Cologne, Germany
  • Chakall from El Bulo/Areal Beach Bistrot/Refeitório Senhor Abel, Portugal
  • Ljubomir Stanisic from 100 Maneiras in Lisbon, Portugal

These culinary masterminds will cook alongside Hans Neuner in the resort’s two Michelin-starred Ocean and Atlantico restaurants for intimate audiences of between 30 to 80 diners.

The week will kick-off with a BBQ Cookout (lunch), a new adition to this year’s programme, taking place on 5 May at Herdade dos Grous, VILA VITA Parc’s own organic farm and vineyard located in the neighbouring Alentejo region.

Wine and coffee aficionados will also have opportunities to join in on extraordinary masterclass workshops with some of the most renowned winemakers or coffee producers in the world.

A veritable highlight of the festival is the lively Kitchen Party, a true epicurean celebration, taking place on Saturday 11 May in the VILA VITA Clubhouse featuring the guest chefs and winemakers working together to create culinary magic for over 500 guests.

Gastronomy is at the heart of the VILA VITA Parc experience with 11 innovative dining venues to choose from ranging from casual beachside dining and rustic, regional Portuguese plates to one-of- a-kind culinary creations at the two Michelin-starred restaurant and inventive Japanese cuisine. There is a strong emphasis on using only the freshest, seasonal local ingredients with the majority of produce sourced from sister farm, Herdade dos Grous.

Accommodation including breakfast is available during the Fine Wines & Food Fair (5-13 May 2019.) For further information or to book, please visit www.finewinesfoodfair.com or www.vilavitaparc.com.

BPCC members benefit from a 10% discount on the following events –  Please contact Vila Vita Directly to benefit from your discount :
11/05 Kitchen Party (jantar)* – VILA VITA Parc – Porches
12/05 Restaurante Praia Dourada (almoço) – Praia Armação Pêra

See full Programme below

Fine Wine & Food Fair Programme 2019

  • Sunday 5 May, 12h – BBQ Cookout (lunch) – Herdade dos Grous (Alentejo)
    Featuring chef Ljubomir Stanisic (100 Maneiras) from Lisbon and resident chef Rui Prado (Herdade dos Grous)
  • Monday 6 May, 19h – Four-Hands Dinner – Ocean Restaurant
    Featuring chef Jan Hartwig (Atelier) from Germany, resident chef Hans Neuner (Ocean) and wine producer Cornelius Dönnhoff (Dönnhoff)
  • Tuesday 7 May, 10h – The Best Coffee in the World Masterclass
    Featuring Amir Gehl (Difference Coffee
  • Tuesday 7 May, 19h – VILA VITA All-Star Dinner – Atlantico Restaurant
    Featuring chefs Christian Bau (Victor’s Fine Dining), Dieter Koschina (Vila Joya), Jacob-Jan Boerma (De Leest), resident chef Hans Neuner (Ocean) and Master Sommelier & Wine Director Stefan Neumann (Dinner by Heston Blumenthal)
  • Wednesday 8 May, 10h – The Best Coffee in the World Masterclass
    Featuring Amir Gehl (Difference Coffee)
  • Wednesday 8 May, 15h-17h – Austrian Wine Masterclass
    Featuring Master sommelier Stefan Neumann (Dinner by Heston Blumenthal)
  • Wednesday 8 May, 19h – Four-Hands Dinner – Ocean Restaurant
    Featuring chef Konstantin Filippou (Konstantin Filippou), resident chef Hans Neuner (Ocean) and wines from “Wines by Heart”
  • Thursday 9 May, 19h – Four-Hands Dinner – Ocean Restaurant
    Featuring chef Óscar Velasco (Santceloni), resident chef Hans Neuner (Ocean) and wines from “Vila Viniteca”
  • Friday 10 May, 15h-17h – Canada & Oregon Wine Masterclass
    Featuring Michael Grimm (Bacchus Vinotheke)
  • Friday 10 May, 19h – Four-Hands Dinner – Ocean Restaurant
    Featuring chef Thomas Allan (The Modern) from New York, USA, resident chef Hans Neuner (Ocean), Michael Grimm (Bacchus Vinotheke) and Scott (Realm Cellar)
  • Saturday 11 May, 15h-17h – “Inside Kopke” Wine Masterclass
    Featuring Carlos Alves and Paulo Farinha (Kopke / Sogevinus)
  • Saturday 11 May, 19h – Kitchen Party – VILA VITA Clubhouse
    Featuring chefs Hans Neuner (Ocean), Dieter Koschina (Vila Joya), Karlheinz Hauser (Seven Seas), Thomas Allan (The Modern), Delfo Schiaffino (Gusto by Heinz Beck), Fritz and Jochen Helfesrieder (Gasthof zum Storchen), Álvaro Garrido (Mina), João Oliveira (Vista), Martin Fauster, from Munich, Nigel Haworth (Northcote), Philippe Vanheule (Hof Ter Eycken), Roberto Carturan (Ristorante Alfredo); and wine producers Luis Duarte (Herdade dos Grous, Alentejo & Quinta de Valbom, Douro), Luis Seabra (Luis Seabra Vinhos, Douro), Sandra Tavares (Quinta de Chocapalha, Estremadura), Alvaro de Castro (Quinta da Pellada, Dão), Marc Cashera (Vincent Gerardin Vins, Bourgogne), Johannes Häge (Weingut am Nil, Germany), Hans Reisetbauer (Blue Gin, Austria), Carlos Alves and Paulo Farinha (Kopke/Sogevinus), Eduardo Figueral (Quinta de Lemos/Decante), Fernando Asencio and Suzana Berbel (Bodegas Alonso), Miguel Pinho and Rui Lagoa (Ideal Drinks), Reza Korouji (Imperial Caviar), and more…
  • Sunday 12 May, 13h – Lunch – Praia Dourada Beach Restaurant (Armação de Pêra)
    Featuring chef Chakall (El Bulo/Areal Beach Bistrot/Refeitório Senhor Abel)
  • Monday 13 May, 19h – Four-Hands Dinner – Ocean Restaurant
    Featuring chef Andreas Caminada (Schauenstein) from Switzerland, resident chef Hans Neuner (Ocean) and wines by Philippe Gex (De la Pierre Latine)

Hotel Britania recebe o veterano cosmonauta Mikhail Kornienko

O cosmonauta Russo Mikhail Kornienko esteve em Portugal a semana passada para participar na palestra do evento “Sputnik-1, o Nascimento da Era Espacial” (subtítulo: “A perspectiva da vida no espaço pelo cosmonauta Mikhail Kornienko”), tendo ficado alojado no Hotel Britania durante a sua passagem por Lisboa.

Na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foi preparada a réplica do “Sputnik-1”, que foi apresentada ao público no dia 12 de abril – exatamente no “Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado” e aniversário do 1º voo espacial tripulado da história, que é internacionalmente conhecido e tem até reconhecimento por parte das Nações Unidas.

Veterano de duas missões espaciais, Mikhail Kornienko serviu como tripulante reserva da Expedição 8 à ISS, em 2003 e foi ao espaço pela primeira vez a 2 de abril de 2010, na nave Soyuz TMA-18, para uma estadia de seis meses em órbita, como integrante das Expedições 23 e 24 na estação, passando 176 dias no espaço.

Em 2015/2016 integrou a “One Year Mission”, missão espacial de 340 dias contínuos a bordo da Estação Espacial Internacional, a mais longa permanência de um ser humano na estação.

O Hotel Britania integra os Hoteis Heritage Lisboa que reúne refúgios de charme localizadas no centro histórico de Lisboa, em antigas casas ou edifícios históricos. Propriedade de famílias portuguesas, que se uniram para criar ambientes intimistas, onde tudo é pensado para vincar a ligação à cidade de Lisboa, seu património e cultura. São cinco as unidades dos Hoteis Heritage Lisboa: As Janelas Verdes, Heritage Avenida Liberdade Hotel, Hotel Britania, Hotel Lisboa Plaza e Solar Do Castelo. – www.heritage.pt

Text and Photo – Hoteis Heritage Lisboa
Photo of Mikhail Kornienko
By NASA/Bill Stafford

Garland vê exportações nacionais para os EUA aumentarem após guerra comercial

O comércio internacional, no qual as empresas de transportes desenvolvem um papel fundamental, está em mudança. Sejam as guerras comerciais lançadas pelo Presidente dos Estados Unidos, a revolução tecnológica ou o que ainda estará por vir, como o Brexit – são vários os fatores que atualmente determinam os negócios no mundo. Nascida há pouco mais de um ano de uma reestruturação no seio do Grupo Garland, a Garland Transport Solutions já viu aumentar os movimentos de mercadorias de Portugal para os Estados Unidos, uma realidade impulsionada pela guerra comercial entre os norte-americanos e a China.

Recorde-se que, cumprindo uma das suas promessas eleitorais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou em setembro do ano passado com a imposição das taxas alfandegárias mais altas de sempre sobre 200 mil milhões de dólares de importações da China, cerca de metade. Esta foi a mais forte ofensiva de um conflito que começou em março de 2018, mas que tem subido de tom de ambos os lados.

“O conflito entre os Estados Unidos e a China está já a fazer aumentar as exportações portuguesas para a América para compensar a ausência de produtos chineses em setores como têxtil, calçado, cerâmica, entre outros. Para responder a esta tendência de mercado, a Garland Transport Solutions assinou recentemente uma parceria com uma transportadora norte-americana, que marca presença em todos os Estados Unidos”, explica Peter Dawson. O presidente do Grupo Garland está expectante: “Acreditamos que as exportações portuguesas para os Estados Unidos terão condições para continuar a crescer no próximo ano”.

Crescimento de 4% e novos serviços Cerca de um ano e meio após o seu lançamento, a Garland Transport Solutions registou em 2018 um crescimento de 4%, terminando o ano com um volume de negócios a rondar os 53,4 milhões de euros. Segundo Peter Dawson, este incremento é notório em todas as áreas dos transportes, mas as vias marítima e aérea têm registado um crescimento superior à terrestre.

Desde o início do ano, a Garland Transport Solutions arrancou com uma série de novos serviços em mercados estratégicos, nomeadamente:

Espanha Atualmente, a Garland Transport Solutions disponibiliza, no âmbito da parceria com a Palletways, dois serviços diários de e para Madrid, um outro diário de ida e volta para a Galiza e, por último, um serviço três vezes por semana de e para Barcelona.

Japão A “K” Line Total Logistics, o braço transitário da antiga “K” Line, entretanto integrada na ONE, reativou o serviço com a Garland Transport Solutions, através do qual ficam cobertos os movimentos entre Japão e Portugal.

Leste da Europa A Garland Transport Solutions passou a representar em Portugal a empresa lituana Gevara. Recorrendo a veículos próprios, a Gevara recolhe mercadorias duas vezes por semana no Centro Logístico da Maia, servindo os países bálticos e de leste, entre os quais Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão. Tendo em conta a importância dos mercados de Leste para Portugal, a Garland opera ainda um serviço para a Polónia com duas a três saídas por semana, envolvendo 15 camiões completos e de grupagem semanais. Via Nuremberga, Alemanha, a empresa portuguesa opera serviços de ida e volta às terças e sextas-feiras, abrangendo Hungria, República Checa, Eslováquia, Roménia e outros países de Leste. Via Pordenone, Itália, a Garland movimenta carga de e para Croácia e Sérvia.

Alemanha A Garland Transport Solutions disponibiliza, desde setembro, um serviço de transporte terrestre em round trip, através da sua parceria com a NTG que, recentemente, adquiriu o Swiss Gondrand Group, cuja relação com a Garland, a partir de Hagen, uma cidade também localizada na Renânia do Norte-Vestfália, era já longa. A NTG encarrega-se do transporte de mercadorias de Ense para Portugal e a Garland pelo de sentido contrário.

Itália A fusão entre a Nuova Transports e a Cesped, ambas agentes da Garland Transport Solutions, permitiu incrementar os serviços no país, sendo disponibilizadas linhas regulares de Pordenone, Verona, Reggio Emilia/Bolonha e Milão. Em 2019, aumentarão os serviços de exportação a partir de Portugal, bem como se tentará implementar um serviço regular de Turim. Atualmente, a GTS movimenta semanalmente 15 e mais camiões de Itália e 4 a 6 na exportação.

“O plano para 2019 é consolidar os mercados de sempre como Inglaterra, Suécia, Suíça, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha e crescermos em países em que queremos reforçar os nossos serviços, como é o caso de França”, adianta Jorge Rocha, diretor dos serviços de Customer Service de Garland Transport Solutions sublinhando que o setor têxtil, em que a Garland Transport Solutions tem uma presença dominante, sobretudo no transporte de carga pendurada, continuará a ser uma grande aposta.

Outro mercado em que a Garland Transporte Solutions pretende crescer em 2019 é no transporte de contentores a granel, sendo que, atualmente, movimenta entre cinco e sete mil contentores por ano.

Plano de ação para Hard Brexit Sobre o Brexit, a Garland Transport Solutions não está preocupada, até porque o mercado inglês não é o mais importante em termos de movimentação de carga de e para Portugal. De qualquer modo, a empresa traçou um plano de ação para o caso de se verificar a saída do Reino Unido da Europa sem acordo, o qual passa por continuar a assegurar as necessidades dos clientes em colaboração com o parceiro PSL Freight. Com escritório e operações no Porto de Dover há mais de 40 anos e uma operação de 24 horas por dia, 7 dias por semana, a PSL Freight tem uma vasta experiência em procedimentos alfandegários, nomeadamente em toda documentação de exportação e importação, prestando ainda serviços nos restantes portos por intermédio de documentação eletrónica.

Don´t miss The British School of Lisbon Presentation Event

The British School of Lisbon would like to invite prospective families to visit the new campus and attend their Presentation Event on Saturday, March 23rd, 11 am to 1 pm.

Attendees will get a first look at the incredible new school for themselves and hear from the Headmaster, Trustees, and notable speakers from the wider British and Lisbon community.

The British School of Lisbon is an international school offering the English National Curriculum at Early Years & Primary School level to children aged 3-8 years old. The BSL aims to deliver the same high standards expected from top UK independent school.

More information and registration for this Presentation Event

JLL Celebrates 10 years as Members of the BPCC

JLL’s Managing Director, Pedro Lancastre, receiving a diploma from the BPCC’s CEO, Chris Barton, commemorating the company’s milestone of ten years of membership of the Chamber.

In 2018 JLL Portugal concluded over 600 contract for residential properties averaging €730,000 each in addition to over more than 34 deals for commercial properties worth over 2 billion euros!

Fabrik will break new ground in the Luxury residential real estate sector in Downtown Lisbon

The area of Downtown Lisbon will have a new point of reference with this residential development.

The restoration of the buildings that comprise the Fabrik development will be concluded at the end of 2020. The project aims to distinguish itself not only by the residential offer makes a worthwhile investment, but also for its spacious areas, reflecting present day demand with, its elegant lines, classic style with a modern twist.

Promoted by REGAL, a developer with a proven track record, in a national and International market, and being marketed co-exclusively by luxury real estate agents Fine & Country Portugal and Sotheby’s International Realty Portugal, who will be selling the properties to the national and international market.

Regal Concord International is the Portuguese subsidiary of Regal Hotels International Holdings Ltd., a limited liability company based in Hong Kong and one of the leading real estate developers in that territory. Regal’s extensive portfolio includes housing and hotels, as well as international investments in China, Canada, Spain and Portugal. Regal Hotels International Holdings Ltd, belongs to Century City Group, a diversified group with five listed activities, which develops its activities in investment holdings, projects and real estate investments, ownership and management of hotels, educational entertainment and other areas. The Regal Hotels Group is also one of the largest hotel operators in Hong Kong with 9.200 rooms (in Hong Kong and China) and about 96 restaurants and bars.

This project also involves João Tiago Aguiar Architects, a company with an impressive portfolio, and JRLT will undertake the project management with more than 30 years of experience in planning, control and management of project coordination in Portugal.

Nuno Durão, Managing Partner of Fine & Country Portugal, comments that “It is rare to find a project that combines all the positives within one development. The Fabrik has the best location, in the heart of Baixa in Lisbon, a project with large luxury apartments, high ceilings, near the iconic landmarks of the Elevator and St. George’s Castle whilst also being in the heart of the pedestrian streets that lead to Chiado” and in front of the pedestrian streets that go to Chiado and the Tagus River.”

José Gorjão, Partner and Manager Office of Sotheby’s International Realty Portugal, adds, “Fabrik is a project that will stand out in the rehabilitation of downtown Pombalina that consists of the contrast between classic style and a touch of modernity.”

The Fabrik project is a modern rehabilitation of an 18th century “Pombaline” textile house, restoring key features such as its facade, stone arches and ornate ceilings.

Inside the structure of the building, there will be new, modern interiors and common areas, a state-of-the-art elevator, set within a reinforced, acoustically treated structure.

This beautiful and unique rehabilitation, preserves both its identity and elegance. Testimonies to its rich past shine through the contemporary design and functionality, breathing new life into Rua dos Fanqueiros 156.

The Fabrik project comprises ten 2 bedroom apartments, including two duplexes with generous areas of 116 to 185 square meters, being much larger than typical Baixa apartments which are traditionally small. The duplexes offer beautiful high ceilings and views of Cristo Rei monument, the river Tagus and the roof tops of surrounding buildings.

All the apartments have ensuite bedrooms, super spacious living spaces, polished wooden floors, exquisite finishings and high quality equipment.

Visit to the SCC Brewery

Evolution of the brand SCCWith a keen eye on the hospitality industry over 20 members of the BPCC met at the Lisbon’s InterContinental Hotel bound for the Sagres Brewery (Sociedad Central De Cervejas e Bebidas) in Vialonga. The hotel’s Uptown Bar offered us a cosy meeting place where everybody introduced themselves ahead of our departure by coach, sponsored by Rikxa. The group largely consisting of Food and Beverage Managers from many of the Chamber’s member hotels and resorts, including representatives from Porto and the Algarve.

Upon arrival we were greeted by SCC’s Nuno Pinto Pinto de Magalhães and Paula Florentino who would act as our knowledgeable and enthusiastic guide for the ensuing tour of their enormous facilities.

First things first; the preparing of the malt – the group spent an engrossed 40 minutes in Sagres’ “MicroMaltagem”; the laboratory in which small scale preparation is performed to determine the intricate process (Steeping, Germination, Kilning and Milling) to create the perfect malt preparation to be brewed. An age-old tradition benefitting from modern day technology. As we wandered throughout the various areas of the production process our olfactory senses were treated to an abundance of varying aromas.

From micro to mega; the group moved from the lab to mass production. The steeping machine were four 75,000-litre vats, the germination baths being at least the size of 2 tennis courts and a kiln who size left us agog. The scale of the operations was mind-boggling and highly impressive – this facility being the only one in Portugal producing Sagres.

Scale remained the theme as the group went through cooling, brewing and fermentation, but everything suddenly got very technical and 21st century for filling and crowning in the bottling plant. Thousands upon thousands of bottles perfectly marched around the plant on carefully controlled conveyors. Filled, crowned, labelled, packaged and prepared for distribution with the lightest of human touches – only a tweak and check at certain time to ensure calibration was absolutely perfect.

SCC is justifiably proud of its long history, so the group was ushered to Sagres’ museum to view the collection of artefacts, bottles and logos which have been an intricate part of the brands evolution during the past eight decades. So much walking and studying of history proved to be thirsty work for most of the entourage, so we happily moved on to the highlight of the visit – to sample the product! Our hosts greeted us to two fine partner brands of craft beers, Trinidade (Portugal) and Lagunitias (California, US), both of which had their own strong personalities. Responding to a change in market demand SCC has recently complemented its offering of the famous Sagres brand with several craft beers, and the dedicated craft beer team were on hand to explain the commercial benefits and logistics of distributing this expanded offering to its discerning clients.

As with all BPCC events, the objective is to promote business, and rarely has doing business been so pleasurable! Even our chefs and F&B managers were impressed with the lunch with which we were presented – a choice of bacalhau with gorgonzola and asparagus or guinea-fowl with chestnuts. The hubbub of business being done and cards being exchanged between all parties left us all with a sense of “mission achieved”.

Text: Bob Williams
Photos: Peter Curtis of Kaptiva