Bruno Miguel Maruta – Carlton International

Bruno Maruta Cover

Especialista no atendimento cuidado e personalizado ao cliente, a arte de bem receber passa a ser o foco de toda a sua atuação, seja através do tratamento das relações-públicas ou ainda da exploração das suas capacidades globais, funcionando sempre em prol da organização.

A sua experiência profissional na área do Marketing e empenho em prestar cada vez mais um serviço de excelência contribuem para a capacidade de mobilização de pessoas e noção de trabalho em equipa, tendo em vista o sucesso de cada investidor.

No meu percurso profissional, acho que existe um princípio de estabilidade que é interessante, porque sempre estive ligado a um setor que não é aquele em que estou hoje, e sempre valorizei a estabilidade, o poder aprender com a estrutura e com as pessoas que nela se encontram, através das indicações, sinais e valores que me iam sendo transmitidos.

Quando comecei a trabalhar pela primeira vez, no verão via os meus amigos irem para a praia enquanto eu me levantava cedo para ir passar cabo elétrico. Foi importante para mim ter responsabilidades desde muito jovem. Valorizo muito o facto de nunca ter tido receio ou dificuldade em fazer o que tinha de ser feito em cada momento profissional, diria que o meu percurso teve muito a ver com pessoas, com o aprender fazendo, o gerir o erro, o permitir que o erro acontecesse, não numa ótica de crítica, mas sim numa ótica de valorização do percurso de aprendizagem por parte da própria estrutura.

O facto de me ter formado a trabalhar, de ter sido pai numa fase de crescimento a nível profissional e de toda a experiência que fui adquirindo pelo caminho,foram marcos que fizeram de mim quem sou hoje, uma pessoa atenta ao detalhe, mas acima de tudo que valoriza a relação entre as pessoas.

Não mudaria rigorosamente nada no meu percurso profissional, porque mesmo nos momentos mais difíceis e de angústia, eu aprendi com eles e foram todos esses momentos que moldaram a minha carreira, que me fizeram aprender e fizeram de mim a pessoa que sou hoje, mais tolerante e disposta a arriscar, sabendo que tenho que permitir que as outras pessoas tenham também o seu espaço de evolução.

Acredito que para uma boa liderança nos dias de hoje seja fundamental saber ouvir significativamente o que as pessoas nos dizem, e não me refiro apenas aos aspetos positivos, é preciso saber ouvir a crítica e a valorização. Depois, a importância de liderar pelo exemplo. Não podes dizer que valorizas a honestidade das pessoas, mas depois não és honesto com elas, sendo que o exemplo terás de ser tu mesmo a dar. Por fim, o ser atual, sendo este um dos grandes desafios que se coloca às lideranças. Um líder tem também a ver com pessoas, pelo que é preciso manter-se atento e demonstrar interesse pelo que estas têm a dizer, investindo na digitalização sem esquecer que a mensagem é e será sempre de pessoas para pessoas.

“Não podes dizer que valorizas a honestidade das pessoas, mas depois não és honesto com elas, sendo que o exemplo terás de ser tu mesmo a dar.”

– Bruno Miguel Maruta

Bruno Maruta 1

Que três conselhos daria aos jovens recém-licenciados da sua área profissional?

A primeira coisa que eu acho importante para quem inicia uma carreira hoje é a necessidade de respeito e dever organizacional, de vestir a camisola e pensar no que é que eu posso fazer pela empresa, e não no que a empresa pode fazer por mim.

O segundo é faz o que gostas, é importante assumir uma postura crítica sobre o nosso trabalho, ser disruptivo e não apenas mais um robô dentro da organização, não ter receio de apresentar uma ideia dentro de uma reunião devido ao estatuto que ocupam. Ao longo da minha história sempre fui assim, sempre disse o que tinha a dizer, nos momentos que tinha a dizer, quando achava que fazia sentido.

Por fim, é absolutamente vital manter um equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Tinha alguém que me dizia “Podes ser a pessoa com mais sucesso do mundo, mas se não tiveres com quem celebrar, do que é que isso te valeu?” e é isto que para mim faz sentido, ter os meus momentos em família, aquele tempo para mim, poder ler e realizar exercício físico são fundamentais para manter este equilíbrio dia após dia.

Texto & Fotos
Career Choices

Events during COVID-19

We are traversing some uncertain times, changing the day to day functioning of many businesses. This is no different for our Chamber of Commerce, however, we are adapting to a new reality and the challenges that they bring.

Our Chamber will continue to organise webinars and events on a virtual platform, allowing members to continue to meet and network and share knowledge and ideas.

Stay tuned in to our events by making sure that your email is on our mailing list!

Estamos a atravessar tempos incrivelmente incertos com o modo de funcionamento do dia a dia de muitas empresas a mudar. Para a nossa Câmara de Comércio a situação não é diferente, estamos a adaptar-nos a uma nova realidade com os desafios inerentes.

Contudo a Câmara de Comércio Luso-Britânica vai manter a organização de eventos, agora num ambiente virtual, onde os associados podem continuar a reunir-se para ter acesso a informações úties assim como trocar ideias e experiências.

Mantenha-se informado(a) e não perca a oportunidade de participar, adicione o seu email à nossa mailing list.